top of page
Foto do escritorLuan Radney

Nando Reis anuncia disco triplo com membros de R.E.M., Nirvana e Pearl Jam


Foto: Lorena Dini


Nando Reis é um dos maiores músicos brasileiros vivos e ninguém duvida disso. Mesmo com sua impressionante trajetória até o momento, Nando resolveu dar o que pode ser dito como o passo mais ambicioso de sua carreira em pleno 2024: o lançamento de um álbum triplo com envolvimento até mesmo de lendas da música internacional.


Uma Estrela Misteriosa é o título da obra que chega para suceder Jardim-Pomar (2016), e o álbum será dividido em três partes – Uma, Estrela e Misteriosa – e contará ainda com uma quarta parte bônus, chamada de Revelará o Segredo. No total, serão 26 músicas inéditas e quatro regravações, as quais serão todas disponibilizadas em fases para quem preferir ouvir o disco pelo streaming, começando já nesta terça (23) com parte das músicas de Uma.


Falando sobre o trabalho em comunicado à imprensa, Nando destacou o resgate de sua produtividade para a obra:

“Sou da década de 1980, quando todo mundo lançava um álbum novo por ano. O mundo mudou e eu, obviamente, passei a ter um ritmo de lançamentos distinto do que estava acostumado, obedecendo ao mercado. Mas, no fundo, eu sou um compositor de grande produtividade. Hoje, com 61 anos, me sinto muito melhor e mais lúcido. Estou sóbrio, ativo e disposto. Eu sou ligado nessa coisa da quantidade, da série, do agrupamento de itens semelhantes, mas distintos ao mesmo tempo. Esse é o raciocínio que eu tenho não só para músicas, mas para minha própria carreira. Fazer um disco é como organizar vasos, reunindo e agrupando diferentes espécies. Tudo é análogo.” 

Curiosamente, Uma Estrela Misteriosa chega invertendo a lógica dos lançamentos atuais: quem comprar a edição física em vinil, disponível a partir do dia 27 de Julho no site do artista, terá acesso a todas as partes do álbum antes da chegada no streaming e ainda contará com o disco bônus Revelará o Segredo, que será lançado apenas neste formato.

 

Nando Reis recebe grandes convidados internacionais em novo álbum

Como se não bastasse a ambição do lançamento em si, Uma Estrela Misteriosa conta ainda com um time espetacular para acompanhar o músico brasileiro. Tudo começou através de uma parceria com Barrett Martin, baterista do Screaming Trees e produtor que idealizou o projeto Singing Earth, convidando Nando para gravar duas músicas inéditas.


Barrett, então, conta como a ideia evoluiu de suas origens “humildes” para uma “obra-prima em termos de composição e experimentação musical”:


“Fomos tão bem que acabamos gravando dez músicas. Nesse meio tempo, ele escreveu outras dez. Apesar de não termos planejado, quando nos demos conta, estávamos gravando um álbum. Foi tudo muito rápido e natural.”


Segundo o produtor, o disco passa por gêneros como Rock, Soul, R&B, Samba e música clássica, e a lista de créditos é de fazer inveja em qualquer um. Além de Martin como produtor e baterista e Felipe Cambraia como co-produtor e baixista, Uma Estrela Misteriosa tem produção executiva de Diogo Damascena e foi mixado por Jack Endino, responsável por clássicos como Bleach, do Nirvana, e Titanomaquia, dos Titãs.


A banda espetacular do trabalho ainda é completada por ninguém menos que Peter Buck, do R.E.M., nas guitarras, além de Walter Villaça no mesmo instrumento e Alex Veley nos teclados. Por fim, o disco terá simplesmente as participações de Mike McCready e Matt Cameron, guitarrista e baterista do Pearl Jam, respectivamente, Duff McKagan, baixista do Guns N’ Roses, e Krist Novoselic, baixista do Nirvana. Para fechar com chave de ouro, Sebastião Reis, da banda Colomy, toca o violão de 12 cordas.


Turnê de Nando Reis passará por 25 cidades e terá Peter Buck (R.E.M.) na banda

Com um projeto deste tamanho, é claro que a história não poderia acabar “apenas” no disco. Apesar de dizer que sua profissão é “fazedor de discos”, Nando Reis também sairá em uma extensa turnê para divulgar o novo álbum, cujo processo também será detalhado em um documentário homônimo dirigido por Raimo Benedetti.


A turnê de Uma Estrela Misteriosa terá início em Setembro em Macapá, no Amapá, e a banda que acompanhará Nando nos shows contará com Peter Buck e Barrett Martin em todas as apresentações já confirmadas – são 25 cidades com datas já agendadas, como você pode conferir abaixo. Os ingressos já estão disponíveis neste link.


Um detalhe interessante é que a turnê é fundamentada em quatro pilares muito importantes: inclusão, sustentabilidade, autenticidade e superação, este último em referência ao fato deste ser o primeiro projeto feito pelo cantor totalmente sóbrio. Por isso, todos os shows terão intérprete de libras, além de contar com itens exclusivos produzidos por fornecedores locais e a seleção de artistas regionais para gravarem músicas do álbum em colaboração com Nando. O produtor executivo Diogo Damascena explica:


“Queremos que as músicas deste álbum ultrapassem os nossos nichos. Contamos com os artistas regionais para criarem uma versão exclusiva, ao seu modo, e mostrar suas particularidades para todo o Brasil.”


Logo abaixo, você pode conferir a agenda completa da turnê Uma Estrela Misteriosa e também ouvir Uma, a primeira parte do álbum que já está disponível parcialmente no streaming!





0 comentário

コメント


bottom of page