top of page
Foto do escritorLuan Radney

Músicos do Yes são processados por suposto roubo de composição


Foto: Gottlieb Bros


Dois integrantes do Yes estão sendo processados pelo suposto roubo de uma composição. Um artista chamado Riz Story acusou Steve Howe (guitarra) e Jon Davison (voz) de terem copiado a instrumental “Reunion”, lançada por ele em 2014, na canção “Dare to Know”, disponibilizada pela banda em 2021.


A Rolling Stone obteve os detalhes da ação. Conforme publicado pela revista, o registro da queixa por violação de direitos autorais aconteceu na última quarta-feira (13), em Los Angeles, nos Estados Unidos. 


Segundo o veículo, Story, cujo nome verdadeiro é Rudolph Zahler, alega que conheceu Davison em 1990 por meio de Taylor Hawkins, saudoso baterista do Foo Fighters. Quando tinham por volta de 20 anos, os três tocaram juntos em um grupo de prog rock chamado Anyone.


Ao longo do tempo, os dois teriam continuado próximos. Riz afirma ter ajudado Davison em seu teste para o Yes em 2012 (após o cantor ter sido indicado por Hawkins) e recebido um convite para colaborar com composições para a banda em 2013. De início, foi cogitado que trabalhasse como produtor de um disco, mas o grupo “acabou escolhendo uma direção diferente”. 


De qualquer forma, Davison teria ficado interessado nas músicas do colega, especificamente em “Reunion”. Apesar de não lançada oficialmente, a gravação apareceu no filme independente do artista A Winter Rose (2014). 


Por isso, de acordo com o processo, o cantor mostrou a canção para Howe e então os dois “decidiram adicionar uma letra, dar o nome ‘Dare to Know’ e atribuir crédito exclusivo de composição ao guitarrista”. Riz ainda destaca que os dois “conspiraram” para mascarar a situação ao “omitir Davison dos créditos de composição”. 


Musicólogo contratado comenta

Dr. Ethan Lustig, um musicólogo contratado pelo artista, determinou que “Reunion” e “Dare to Know” apresentam “uma porcentagem de similaridade de tom de 96%, o que é extremamente alto”. O especialista disse:


“Ambas as músicas apresentam padrões melódicos e rítmicos quase idênticos em suas melodias. O fato de ambas as músicas apresentarem similaridades melódicas e rítmicas tão fortes, além de também usarem a mesma sequência harmônica distinta, traz uma similaridade muito forte que seria extremamente improvável de ocorrer apenas por acaso.”

Representante do Yes se manifesta

Por sua vez, um porta-voz do Yes apenas declarou em defesa para a Rolling Stone: 

“Isso é vingativo, difamatório e completamente sem sentido. [Nossa inocência] será fortemente defendida.”


O processo pede uma indenização e o nome de Riz creditado em “Dare to Know”. O segundo requerimento utilizou como base a canção “The Ice Bridge”, também do álbum “The Quest” (2021), que precisou de créditos atualizados após uma polêmica envolvendo a similaridade da faixa com “Dawn of an Era”, de Francis Monkman.






0 comentário

Comments


bottom of page